segunda-feira, 4 de julho de 2011

ABC empata com Criciúma e perde chance de se aproximar do G-4


Fechando a nona rodada da Série B 2011 na noite deste sábado, a disputa pela quinta colocação na tabela acabou em igualdade. O Mais Querido empatou com o Criciúma com gols do lateral Pio para o alvinegro e do atacante Schwenck para o Tigre. Com este ponto conquistado, o ABC perdeu a chance de alcançar a quinta posição na tabela, estacionando na sexta colocação, e está agora a três pontos dos primeiros integrantes do G-4 (Americana, Paraná e Portuguesa) e a seis da líder Ponte Preta.

A noite de chuva em Natal não atrapalhou o futebol apresentado por ABC e Criciúma no estádio Frasqueirão. Ambas as equipes, muito devido ao esquema tático parecido montado por seus técnicos, apresentaram um bom futebol, com boas chances para os dois lados desde o início da partida. Buscando seguir a boa sequência de jogos sem preder, às 21h da próxima terça-feira os catarinenses receberão o Goiás, vindo de derrota. Já o ABC tentará voltar a vencer em Campinas, onde enfrentará o Guarani, que está na zona de rebaixamento, no incomum horário das 11h. Detalhe, a partida marcada para o Brinco de Ouro será no próximo domingo, dia 10.

O jogo

O início da partida não era animador para o ABC. Os catarinenses, comandados pelos meias Roni (Seleção Brasileira Sub-20) e Aloísio (ex-América), chegaram a assustar o goleiro Welligton por duas vezes em apenas cinco minutos com chutes de longa distância. A movimentação da dupla de ataque do Criciúma dava trabalho aos zagueiros e volantes alvinegros. Aos 16 minutos, a saída do volante Basílio machucado parecia piorar a situação.

Quatro minutos após, no entanto, a torcida alvinegra pode comemorar. O lateral-direito Pio abriu o placar em favor do ABC, depois de receber o passe de uma cobrança de escanteio do estrante lateral-esquerdo Kauê, com um chute violento de fora da área. Atrapalhado pela bola molhada devido à chuva, o goleiro Andrei não consegui desviar a bola.

Logo em seguida do gol a partida, que vinha movimentada, esfriou, com o ABC tentando controlar o resultado e o Criciúma sem o mesmo poder de fogo. Apenas com a chegada dos 30 minutos, e a diminuição da chuva no Frasqueirão, o jogo voltou ao ritmo inicial. Em pouco mais de cinco minutos, as duas equipes tiveram chances de marcar gols. Enquanto o Tigre acertava a trave em chute do jovem Roni, o camisa 10 alvinegro Cascata tentava (e quase conseguia) marcar de bicicleta de fora da área. O placar, porém, não saiu do 1 a 0 para o ABC, que desceu para o vestiário na quinta colocação do campeonato.

A aproximação com o G-4 não durou muito na segunda etapa. Completados apenas 16 segundos, um cochilo da zaga favoreceu o Criciúma. O meia Roni consegui vencer Ricardo Oliveira pela ponta esquerda, cruzou para Schwenck, que finalizou na meta alvinegra, sem chances para o goleiro alvinegro.

Durante 19 minutos o ABC não esboçou reação ao gol relâmpago do Tigre. Somente após uma batida de falta no travessão, com o lateral esquerdo Kauê, que o alvinegro conseguiu chegar com perigo à meta de Andrei. Leandro Campos tentou melhorar o poder ofensivo alvinegro, colocando o lateral direito, e estreante, Samuel no lugar de Ricardo Oliveira. Assim, Pio foi para a posição de volante, enquanto que o lateral foi liberado ao ataque.

A tática, no entanto, não funcionou. As poucas jogadas de perigo do ABC limitaram-se a bolas paradas, em especial escanteios batidos por Kauê e Pio. O Criciúma, no entanto, chegava seguidamente à meta alvinegra em perigosos contra-ataques. O fim da partida foi de tentativas sem objetivo da equipe alvinegra, enquanto os catarinenses seguravam o empate e completavam cinco partidas sem derrota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar aqui no [Torcedor Nordestino], a sua opinião é muito importante para nós.

Antes de publicarmos seu comentário, ele passará por moderação da nossa equipe.